quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como Controlar Lagartas no Jardim

As lagartas são encontradas praticamente em todos os lugares aonde exista vegetação. Muitas vezes a população passa a crescer tão rápido que os estragos são grandes em seu jardim.
Vale lembrar que o controle deve ser feito quando há danos ao vegetal, pois uma população muito pequena de lagartas, não é necessário que ocorra o controle, pois os inimigos naturais se encarregam disto.

Existe hoje um inseticida a base de Bacillus thuringiensis, que nada mais é do que uma bactéria entomopatogênica que ao ser ingerido pela lagarta, destrói seu aparelho triturador e ocasionando a morte da mesma. 


Este inseticida possui baixo nivel toxicológico por ser um produto natural e é facilmente encontrado em lojas de jardinagem e floriculturas, apenas indique no momento da compra que você deseja um inseticida natural de Bacillus.


Após comprar o produto, pulverizar as folhas ao entardecer a cada 15 dias. A dosagem deverá ser a indicada pelo fabricante, mas normalmente é 10ML de produto para cada litro de água. Você deverá misturar o inseticida juntamente com a água no  pulverizador ou em uma garrafa caso não tenha pulverizador e aplicar imediatamente sobre as folhas.


De preferência, aplicar nas horas na qual a úmidade relativa do ar esteje alta, ou seja, de manhãzinha ou no final da tarde, a fim de evitar que o produto evapore e perca sua eficiência desejada.


As folhas serão consumidas pelas lagartas e após 24 ou 48 horas, as mesmas morrerão devido as toxinas da bactéria.


Plantas repelentes: 
O uso de plantas repelentes, como a arruda, pode ajudar na eficiência do controle, pois espanta a lagarta. Sabendo disso, seria interessante espalhar pelo local várias mudas.

Inseticidas Naturais:

Calda de Angico:
Ingredientes:
100 g de folhas de angico
1 litro de água
Modo de fazer:
Coloque as folhas de angico de molho na água por cerca de 10 dias, misturando diariamente. Coe o chá e guarde em uma garrafa tampada. Quando for utilizar em pulverizações, dilua uma parte do extrato em 10 partes de água. 

Pimenta ( Capsicum annum )
Vermelha ou Malagueta
Combate eficiente: pulgões, vaquinhas, grilos e lagartas.( colher 12 dias depois para evitar odores no vegetal)
a) 50gramas de fumo de rolo picado + 1 punhado de pimentas + 1 litro de álcool + 250 gramas de sabão em pó.
Dentro de 1 litro de álcool coloque o fumo e a pimenta, deixando curtir durante 7 dias.
Para utilizar essa solução, dilua o conteúdo em 10 litros de água contendo 250gramas de sabão em pó dissolvidos ou então detergente, de modo que o inseto grude nas folhas e nos frutos.

b) 500 gramas de pimenta vermelha + 4 litros de água + 5 colheres( de sopa) de sabão de coco em pó. Bater as pimentas em um liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Descançar por 12-24 horas; coar o preparo e misturar com 5 colheres( de sopa ) de sabão de coco em pó, acrescentando então os 2 litros de água restante. Agora é só pulverizar sobres as plantas atacadas.

c) Bater 1kg de pimenta com um pouco de água no liquidificador por 6 minutos e deixar descansar por 24 horas, coar e completar o volume de 5 litros com água e guardar em vasilhame escuro e vedado.
Cravo de defunto:
Combate: pulgões, ácaros, lagartas.
Misturar 1kg de folhas de talos de cravo-de-defunto em 10 litros de água, levar ao fogo até ferver durante meia hora, ou deixar de molho por 2 dias.
Coar o caldo obtido e pulverizar as plantas atacadas.
Fumo:
Controle de : lesmas, caracóis, lagartas cortadeiras, pulgões, cochonilhar, grilos, vaquinha, etc.
15 a 20cm de fumo de corda e água; coloque o fumo de corda e deixe de molho por 24 horas, com água suficiente para cobrir o tapoer.
Para cada litro de água, use 5 colheres(de sopa) dessa mistura, usando no mesmo dia.

Receita 2: 1 pedaço de fumo de corda ( 10-15cm), 0,5litros de álcool, 0,5 litros de água e 100 gramas de sabão em barra. Cortar o fumo em pequenos pedaços e juntar a água e o álcool. Misturar em um recipiente e deixar curtir por 2 dias. Após este periodo dissolva o sabão em 10 litros de água e junte com a mistura já curtida de fumo e álcool.( periodo de carência: 3 dias ).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário